José Atílio Durini
Galeria José Atílio Durini
Autor: Assessoria Câmara
Fonte: Assessoria Câmara
INSTITUTO DE MEMÓRIA
Ficha Catalográfica
Nome: José Atílio Durini
Estado civil: Casado
Conjuje: Maria José Durini
Filiação: Sergio Durini e Maria Durini
Natural de: Cornélio Procopio - PR
Data de Nascimento: 17/09/1953
Ano que chegou em Colíder: 08/03/1973
José Durini, nascido em Cornélio Procópio - PR, relata sua jornada peculiar ao mudar-se para o Mato Grosso e estabelecer a primeira propriedade em nome de seus pais. Em 1973, Sérgio Durini foi um pioneiro ao chegar com sua família e ser o primeiro a pisar na Gleba Cafezal, em 8 de março de 1973. Nessa época, Sérgio seu pai montou acampamento às margens da BR 163, atualmente conhecida como "Nova Santa Helena".
Sérgio, que anteriormente residia na cidade de Francisco Alves, no Paraná, chegou com sua família e pertences, apenas para se deparar com a ausência dos proprietários do empreendimento e com a vastidão de matas e rios. Apesar disso, ele não se desanimou. Diante da solidão da floresta, construiu seu barraco à beira da rodovia, aguardando as decisões de Raimundo, o responsável pelo empreendimento.
Após um curto período, Sérgio finalmente recebeu o lote tão esperado e iniciou a derrubada de quatro alqueires. Nessas terras, ele plantou arroz, milho e feijão, marcando o início da prática agrícola na região norte do Mato Grosso.